A princesa Catherine, esposa de William, príncipe-herdeiro do trono britânico, anunciou, nesta sexta-feira (22), em um vídeo, que padece de um câncer e que iniciou o tratamento de quimioterapia.

Após se submeter a uma cirurgia abdominal em meados de janeiro, "exames revelaram a presença de um câncer", explicou Kate Middleton, sem revelar a natureza da doença. "No momento, estou no início de um tratamento" de quimioterapia, acrescentou a princesa de Gales. O rei Charles III, que ascendeu ao trono em setembro de 2022, também foi diagnosticado com um câncer no início de fevereiro.

O rei Charles III apoiou a atitude da princesa em vir a público e falar sobre a doença. Catherine é esposa de William, seu filho mais velho.

"Sua Majestade está muito orgulhoso de Catherine pela coragem que ela demonstrou ao falar como fez", informou um porta-voz do palácio, acrescentando que o soberano tem estado "em contato com sua nora bem-amada ao longo destas últimas semanas".

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, desejou, nesta sexta-feira (22), uma recuperação "completa e rápida" à princesa Catherine de Gales, que anunciou estar com câncer e ter iniciado quimioterapia.

"Sei que falo por todo o país ao lhe desejar uma recuperação completa e rápida e estou ansioso por vê-la de volta quando estiver pronta", disse o chefe do governo conservador em um comunicado.