Karzai supera 50% dos votos na parcial
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 08 de setembro de 2009
Agência Estado 
Cabul - O atual presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, superou os 50% dos votos, na mais recente parcial das eleições do país, informaram ontem funcionários. Com isso, Karzai pode evitar a realização de um segundo turno. O atual líder aparece com 54% dos votos válidos, com quase 92% dos votos apurados. Caso haja segundo turno, ele deve enfrentar o segundo colocado, o ex-ministro de Relações Exteriores Abdullah Abdullah.
Com apoio das Nações Unidas investigando a eleição presidencial afegã, a comissão afirmou que foram encontradas claras e convincentes provas de fraude nos resultados da disputa. O órgão exigiu uma recontagem das seções eleitorais onde há problemas.
Acusações generalizadas de acréscimo ilegal de votos e registros suspeitos ameaçam a legitimidade da eleição de 20 de agosto, enquanto o país aguarda os resultados finais. Mais de 720 acusações de fraude foram apresentadas na Comissão de Reclamações Eleitorais.
O fato de a comissão ordenar recontagem parcial amplia as incertezas em torno da disputa. Uma eleição crível é vista como fundamental para os esforços apoiados pelo Ocidente, a fim de estabilizar o Afeganistão e obter apoio público na luta contra a insurgência do Taleban.
A comissão não informou quantas seções deveriam realizar recontagens. Até agora, já foram identificados resultados questionáveis nas províncias de Ghazni, Paktika e Kandahar. Locais com 100% de comparecimento, ou com um candidato recebendo mais de 95% dos votos, precisarão ser auditados e recontados, informou a comissão em comunicado. Seções com menos de 100 urnas estarão isentas desse processo.
A comissão é formada por três estrangeiros e dois afegãos e tem a autoridade para ordenar a recontagem de qualquer urna, caso haja fortes indícios de irregularidades.


