Kadafi renova pedido de cessar-fogo e fim de bombardeios
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 31 de maio de 2011
Folhapress 
São Paulo - Sob a pressão de uma nova leva de deserções, o ditador líbio, Muamar Kadafi, renovou um pedido de cessar-fogo em conversas com o presidente sul-africano, Jacob Zuma. Kadafi, contudo, não deu sinais de que acatará as exigências ocidentais para que renuncie.
Zuma disse após uma visita relâmpago na segunda-feira que Kadafi deseja um cessar-fogo, incluindo o fim dos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - termos já rejeitados no mês passado após uma primeira mediação de Zuma. ''Discutimos a necessidade de dar ao povo líbio a oportunidade de resolver seus problemas por conta própria'', disse Zuma.
Horas após sua partida, a TV líbia relatou que uma aeronave da Otan havia retomado os ataques, atingindo o que disse serem instalações civis e militares no assentamento de Al Jufrah, no deserto, 460 km a sudeste de Trípoli. Aviões da coalizão também atingiram uma série de instalações civis e militares no distrito de Tajura, na capital, relatou o canal de TV. Não houve confirmação imediata destes relatos.
Os líderes ocidentais responsáveis pela campanha aérea de dois meses conduzida pela Otan contra as forças de Kadafi dizem que não deterão os bombardeios até o líder líbio se retirar do poder.


