Buenos Aires - A vice-presidente eleita da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu nesta terça-feira (29) sua primeira boa notícia depois das eleições. Dois processos a que ela estava respondendo na Justiça simplesmente caíram por "falta de mérito", segundo a Câmara Federal que as investigava. São processos menores em comparação com os nove outros que a ex-presidente ainda enfrenta. Porém, podem sinalizar que a Justiça esteja começando a adotar uma posição mais branda com relação às causas enfrentadas pela vice-presidente.

É preciso lembrar que algo similar ocorreu em 2015, quando a Justiça também decidiu retirar, por "falta de evidências", a participação de Mauricio Macri num escândalo em que várias pessoas relacionadas a ele haviam sido grampeadas ilegalmente. Naquela ocasião, o processo não caiu e outras pessoas foram condenadas, mas o presidente foi retirado da causa.

Os processos a que Cristina não terá mais de responder são relativos à negociação de contratos de obras públicas durante sua gestão como presidente (2007-2015), uma relacionada a construção de vias urbanas e o outro, de contratação de provedores de gás.

No caso do gás, apenas Cristina está sendo deixada de fora do processo, mas a ação segue incluindo outros funcionários de sua gestão, como o ex-ministro do planejamento, Julio De Vido, que está preso.

O outro processo se refere ao recebimento de US$ 15 mil em subornos para favorecer empresas em contratos para obras de corredores viários. Nele, Cristina era acusada de corrupção passiva.

mockup