Moscou, Rússia - Um tribunal de Moscou ordenou neste domingo (24) a prisão preventiva de quatro suspeitos do massacre que deixou 137 mortos na última sexta-feira em uma sala de shows nos arredores de Moscou.

Os quatro homens são acusados de terrorismo e podem ser condenados à prisão perpétua, informou o tribunal de Basmanny, em Moscou. Sua prisão preventiva, até 22 de maio, pode ser prorrogada até o julgamento, cuja data ainda não foi decidida.

Autoridades russas reportaram a prisão de 11 pessoas no total, quatro delas suspeitas de terem realizado o ataque à Crocus City Hall.

Segundo o tribunal, dois dos réus se declararam culpados. Um deles, originário do Tadjiquistão, “declarou-se totalmente culpado”.

Autoridades haviam informado que os suspeitos eram estrangeiros, sem dizer de que nacionalidade.

França

Após o ato de terrorismo na Rússia, a França elevou seu nível de alerta para atentados, anunciou neste domingo o premier francês, Gabriel Attal.

“Diante da reivindicação do atentado pelo grupo Estado Islâmico e das ameaças que pesam sobre o nosso país, decidimos elevá-lo para o nível máximo", publicou Attal na rede social X (ex-Twitter) após uma reunião do conselho de defesa.

O nível de alerta havia sido reduzido em janeiro para a categoria dois.

"A reivindicação do atentado em Moscou procede do Estado Islâmico-Khorasan, organização que ameaça a França e participou de atentados frustrados recentemente em vários países europeus, entre eles França e Alemanha", divulgou o gabinete do primeiro-ministro.

O presidente francês, Emmanuel Macron, presidiu no domingo (24) uma reunião do conselho de defesa sobre o atentado em Moscou e suas consequências, a quatro meses do início dos Jogos Olímpicos em Paris.