Washington - Os principais jornais americanos deram destaque ao tom agressivo do debate da última sexta-feira entre o presidente George W. Bush e seu adversário democrata John Kerry, afirmando que não houve nenhum vencedor claro do confronto.
''Os dois candidatos presidenciais passaram um hora e meia conflitante, profundamente argumentativa, desafiando-se mutuamente seus desempenhos, honestidade e políticas ao longo dos temas que enfrentam - e dividem - a nação'', publicou ontem o jornal Los Angeles Times.
''Em cada pergunta, Bush e Kerry se desafiaram de forma agressiva, em algumas ocasiões com um linguajar cáustico'', disse, por sua vez, o The Washington Post. Bush melhorou sua performance no debate anterior, proporcionando um espetáculo de ''dois políticos no auge, ou quase, do seu jogo'', acrescentou o mesmo veículo.
O The New York Times foi mais benevolente em relação ao desempenho de Bush e à qualidade do debate em si. ''Os argumentos apresentados pelos candidatos foram em algumas ocasiões impossíveis de acompanhar e ambos pareciam muito na defensiva em certos momentos'', afirmou.
Duas pesquisas depois do debate mostraram um empate técnico. Uma da ABC e outra da CNN/USA Today/Gallup deram Kerry com uma pequena vantagem - 44% contra 41% e 47% contra 45% respectivamente -, mas em ambos os casos a diferença entre os dois candidatos foi menor que a margem de erro.

mockup