A surpreendente permanência do candidato comunista Antônio Abreu animou uma campanha pouco ativa para as eleições presidenciais de domingo em Portugal. O país deve ver o socialista Jorge Sampaio reeleito no primeiro turno para um segundo, e último, mandato de cinco anos.
Segundo as pesquisas, o atual presidente socialista Jorge Sampaio, 61 anos, deve ser reeleito com mais de 60% dos votos, melhorando seu resultado em relação ao primeiro turno de 1996, quando obteve 53,8% dos votos.
O Partido Socialista, que está no poder, obteve 43,9% dos votos nas eleições legislativas de 1999.
Uma das preocupações de Sampaio durante a campanha eleitoral tem sido lutar contra o risco de um número elevado de abstenções.
Seu principal adversário, o candidato da direita Joaquim Ferreira do Amaral, apoiado pelo Partido Social Democrata (PSD, liberal e principal partido da oposição) e pelo Partido Popular (PP, nacionalista de direita), tem 31% nas pesquisas.
A campanha eleitoral chega a seu fim oficial hoje à meia-noite. Amanhã será o dia de ‘‘reflexão’’.
Depois da reforma da Constituição em 1997 e pela primeira vez nas eleições presidenciais, os portugueses que emigraram poderão participar do país onde moram. Anteriormente eles tinham o direito de eleger quatro deputados (de um total de 230) encarregados de representá-los no parlamento.
187 mil eleitores que moram no exterior participarão da votação, que tem 8,5 milhões de inscritos.

mockup