João Paulo II viaja a Fátima para beatificar pastores
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de maio de 2000
France Presse Da Cidade do Vaticano
Na terceira visita ao Santuário de Fátima, em Portugal, amanhã e depois de amanhã, o papa João Paulo II estará dando a si mesmo um presente especial, poucos dias antes de seu aniversário de 80 anos, no dia 18: ele vai agradecer à Virgem por tê-lo salvo da morte, há 19 anos, no atentado em plena Praça São Pedro, no Vaticano. O papa João Paulo II não tinha programado ir a Fátima este ano.
Inicialmente, a beatificação dos meninos pastores, que o papa presidirá no sábado, em Portugal, havia sido programada para abril, na Praça São Pedro.
A insistência dos bispos portugueses, que esperavam que a beatificação fosse realizada no local da aparição da Virgem, como forma de comemorar o aniversário, determinou a decisão do papa.
A Virgem de Fátima desviou as balas com suas mãos, afirmou o papa, devoto de Maria, que enviou ao santuário uma das balas disparadas por seu agressor, Mohamed Ali Agca, que ficou encravado na coroa da imagem da Virgem, na ocasião.
Os 80 anos do papa serão comemorados reservadamente no Vaticano, onde também será lembrado o dia de seu batizado. Geralmente, o papa Karol Wojtyla festeja seu aniversário no dia de São Carlos, em 4 de novembro, considerado feriado pelo Vaticano.
Os festejos de quinta-feira, 18 de maio, serão uma exceção à regra, já que o papa celebrará uma missa na basílica de São Pedro com centenas de religiosos de todo o mundo, data que coincide com o Jubileu dos sacerdotes.