Itamaraty orienta brasileiros a deixar a Síria
Neste domingo, a aliança rebelde síria liderada por grupos islamistas anunciou que tomou o controle de Damasco; Bashar al-Assad teria fugido
PUBLICAÇÃO
domingo, 08 de dezembro de 2024
Neste domingo, a aliança rebelde síria liderada por grupos islamistas anunciou que tomou o controle de Damasco; Bashar al-Assad teria fugido
Agência Brasil

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu nota, na tarde deste sábado (7), informando que acompanha a escalada de violência na Síria, e instando os brasileiros que moram no país a procurar a Embaixada brasileira em Damasco e também que saiam do país.
A Síria vive uma guerra civil, desde 2011, que ganhou novos contornos na semana passada, quando grupos rebeldes islâmicos que lutam contra o governo de Bashar Al-Assad tomaram a cidade de Aleppo.
Neste domingo (8), a aliança rebelde síria liderada por grupos islamistas anunciou que tomou o controle de Damasco em uma ofensiva relâmpago e a queda do regime de Bashar al-Assad. A Rússia afirmou que o presidente sírio Bashar al-Assad renunciou ao cargo e saiu do país, mas sem revelar seu destino.
Na nota, o Itamaraty disponibilizou um telefone de emergência e recomendou que os brasileiros consultem o portal consular, com alertas e atualizações sobre a situação no país do Oriente Médio.
Confira a íntegra da nota:
O governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de hostilidades na Síria. Exorta todas as partes envolvidas a exercerem máxima contenção e a assegurarem a integridade da população e da infraestrutura civis.
O Brasil reitera a necessidade de pleno respeito ao direito internacional, inclusive ao direito internacional humanitário, bem como à unidade territorial síria e às resoluções pertinentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Brasil apoia os esforços para solução política e negociada do conflito na Síria, que respeitem a soberania e a integridade territorial do país.
O Itamaraty, por meio da Embaixada em Damasco, permanece monitorando a situação dos brasileiros na Síria. Não há registro de nacionais entre as vítimas das hostilidades. O Itamaraty insta a todos nacionais que se encontrem no país a que busquem sair da Síria. Recomenda-se também que os brasileiros consultem o alerta, atualizado, disponível no portal consular.
Em caso de emergência, o telefone de plantão da Embaixada em Damasco é: +963 933 213 438. O plantão consular do Itamaraty também permanece disponível no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp).
COMEMORAÇÃO
Dezenas de pessoas saíram às ruas de Damasco, segundo imagens da AFPTV, para celebrar a queda do regime que era controlado há mais de meio século pela mesma família. Várias pessoas pisotearam uma estátua de Hafez al-Assad, pai de Bashar.
Em Damasco, tiros foram disparados para o alto e orações religiosas foram ouvidas nos alto-falantes das mesquitas. Em Istambul, centenas de sírios se reuniram diante da grande mesquita do bairro de Fatih, apesar da chuva intensa. (Com France Presse)

