Estocolmo - Os bioquímicos israelenses Aaron Ciechanover e Avram Hershko, assim como o americano Irwin Rose, ganharam ontem o prêmio Nobel de Química 2004 por sua pesquisa sobre a supressão de proteínas, informou a Academia Real da Suécia. ''Graças ao trabalho dos três premiados agora é possível compreender em nível molecular a forma como as células controlam um grande número de processos centrais, ao quebrar algumas proteínas e não outras'', acrescentou.
''Até o momento, os cientistas haviam se ocupado principalmente da produção de proteínas'', continuou o texto da Academia. Os três pesquisadores foram recompensados por terem descoberto, no começo dos anos 80, um dos processos cíclicos mais importantes da célula, ''conhecido como degradação de proteínas'', ressaltou a Academia Real de Ciências da Suécia em seu comunicado.
O processo de degradação ou supressão das proteínas ''governa'', especialmente a divisão das células, a reparação do DNA, o controle da qualidade de novas proteínas e uma grande parte do sistema imunológico, explicou o texto da academia.
Este é o primeiro Nobel científico do Estado hebreu. Com exceção do de Economia, nenhum israelense tinha ganho antes um prêmio Nobel. O prêmio de Química, dotado de 10 milhões de coroas suecas (1,3 milhão de dólares), será entregue aos ganhadores no dia 10 de dezembro junto com a premiação dos outros laureados.

mockup