Israelenses e palestinos tentam acordo mínimo
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de janeiro de 2001
Associated Press De Jerusalém 
Negociadores palestinos e israelenses informaram ontem que as conversações de paz de alto nível iniciadas no sábado estão se focalizando agora em obter algum tipo de definição das linhas gerais a serem seguidas no futuro, na medida em que se esgota o prazo para obter um acordo antes da saída do presidente Clinton da Casa Branca, no próximo sábado, e das eleições em Israel, marcadas para 6 de fevereiro.
O porta-voz do governo israelense, Danny Seaman, afirmou que o ex-primeiro-ministro Shimon Peres e o líder palestino, Yasser Arafat, voltarão a ter uma reunião dentro de dois dias. O fato de estarem pessoalmente empenhados no processo confere credibilidade à iniciativa.
Segundo Seaman, a reunião Arafat-Peres tem por objetivo estabelecer uma base com alguns princípios aceitos pelas duas partes, para que se possa dar prosseguimento ao processo de paz no futuro.Nada foi concluído e todas as questões ainda são alvo de algum tipo de controvérsia, afirmou o porta-voz de Arafat, , Nabil Aburdeneh. A situacão ainda é difícil e bastante complicada, acrescentou. Os dois lados parecem estar trabalhando numa lista conjunta de pontos de acordo e pontos de contenção que poderiam ser usados como base para futuras conversações de paz sob a gestão do novo presidente eleito dos Estados Unidos, George W. Bush.


