Forças israelenses, apoiadas por tanques blindados, penetraram ontem à noite no setor autônomo palestino de Beit Hanun, ao norte da Faixa de Gaza, e destruíram com escavadoras posições da polícia fronteiriça palestina, segundo testemunhas. O exército israelense lançou paralelamente um ataque com helicópteros no setor da localidade palestina de Deir Al Balá, no centro da Faixa de Gaza, segundo testemunhas palestinas.
O ataque com helicópteros era dirigido principalmente contra posições da Força 17, a guarda pessoal do presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat, segundo as mesmas fontes. As posições da força 17 nesse setor foram destruídas. Três civis palestinos ficaram feridos nesse bombardeio aéreo, segundo fontes médicas.
Os ataques ocorrem depois dos disparos de morteiro feitos ontem à noite contra a localidade israelense de Sderot, ao leste da Faixa de Gaza, que não causaram vítimas nem danos.
O exército israelense tinha respondido em um primeiro momento com canhões de tanques contra posições dos serviços de segurança palestinos na Faixa de Gaza, deixando três feridos, segundo fontes da segurança palestina.
‘‘Consideramos esses disparos um grave acontecimento, como uma tentativa de atingir sem discriminação uma população civil. Para nós, não há qualquer dúvida – e temos amplas provas disso – de que a Autoridade Palestina está por trás desses disparos’’ tinha declarado à AFP Raanan Gisin, um porta-voz do primeiro-ministro israelense, Ariel sharon.
‘‘Não toleraremos esse tipo de ação e daremos respostas apropriadas’’, acrescentou naquele momento.
A Autoridade Palestina negou estar envolvida nesses disparos.
‘‘Esses obuses foram disparados por grupos que escapam do controle das forças da Autoridade Palestina’’, assegurou Samir Rantisi, um conselheiro de comunicação do presidente Arafat.
ApeloOs Estados Unidos pediram, ontem, moderação aos protagonistas da crise no Oriente Médio, depois da incursão aérea de Israel contra alvos militares sírios no Líbano.
‘‘Os Estados Unidos pedem às partes que dêem provas de moderação’’, declarou o porta-voz da Casa Branca Ari Fleischer, ao ser indagado sobre a incursão aérea israelense.
‘‘É outro fato que recorda a necessidade de pôr fim ao ciclo de violências no Oriente Médio’’, acrescentou o porta-voz presidencial.

mockup