Associated Press
De Jerusalém
Líderes palestinos e israelenses trocaram fortes acusações ontem sobre a implementação de um acordo que prevê a troca de terra por segurança e sobre um ataque com tiros de artilharia contra colonos israelenses ocorrido na Cisjordânia.
O ministro palestino da Informação, Yasser Abed Rabbo, acusou Israel de ser responsável pelo ataque de anteontem à noite, quando dois colonos judeus foram feridos por supostos extremistas palestinos perto da cidade de Hebron, na Cisjordânia.
Abed Rabbo disse que Israel promoveu o ataque para protelar ainda mais a retirada de suas tropas da Cisjordânia, prevista no acordo de paz de Wye River, que foi assinado em outubro do ano passado pelo ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
Os israelenses, por outro lado, se defendem dizendo que os pistoleiros escaparam para um território controlado pelos palestinos depois do ataque.
Yasser Arafat comemorou ontem 70 anos, querendo algum dia ‘‘rezar em Jerusalém, capital da Palestina’’. Arafat recebeu dezenas de crianças em seu gabinete de Ramalá (Cisjordânia), que lhe desejaram um feliz aniversário. Alegre, Arafat fez o ‘‘V’’ da vitória e disse que seu desejo mais forte era poder ‘‘rezar em Jerusalém, capital da Palestina’’.

mockup