Israel ameaça anexar territórios
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de janeiro de 2004
France Presse 
Jerusalém No caso de uma declaração de independência palestina, o governo de Israel irá anexar formalmente os territórios ocupados da Cisjordânia, informou este domingo o ministro da Saúde israelense Danny Naveh. ''Nossa mensagem é clara: se os palestinos proclamarem unilateralmente um Estado independente, Israel irá anexar os territórios que julgar essenciais para sua segurança'', declarou Naveh à rádio pública israelense.
''Os palestinos estão tentando todos os truques que têm a mão para impedir a implementação do Mapa da Paz, que exige que eles coloquem um fim no terrorismo'', acrescentou o ministro ao se referir ao plano de paz patrocinado pelo chamado Quarteto de Madri (Estados Unidos, União Européia, Rússia e ONU).
A Autoridade Nacional Palestina (ANP) divulgou em um comunicado no sábado que estava pensando na possibilidade de proclamar unilateralmente uma independência no território ocupado por Israel desde 1967. ''A Autoridade Palestina (...) acredita que tem o direito sob as leis internacionais e os acordos assinados de trabalhar para a criação de um Estado democrático em todos os territórios ocupados em 1967, com Jerusalém como sua capital'', diz a mensagem divulgada após uma reunião presidida pelo líder palestino Yasser Arafat.
Este comunicado foi apresentado após o primeiro-ministro palestino Ahmed Qorei ter retomado a idéia da criação de um Estado binacional, do rio Jordão até o Mediterrâneo, onde judeus e palestinos viveriam juntos sob uma autoridade comum. Os palestinos haviam ameaçado declarar unilateralmente um Estado independente em setembro de 2000, mas Arafat desistiu da idéia por causa da pressão internacional.
As autoridades palestinas questionam que o governo israelense mantém sua política de ocupação e prossegue na construção do muro de separação que inclui trechos da Cisjordânia, atitudes que dificultam as negociações de paz.


