Israel alivia restrições de viagem
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de março de 2001
Mark Lavie Associated Press De Jerusalém 
Israel começou ontem a aliviar algumas restrições de viagem nos territórios palestinos, abrindo várias barreiras rodoviárias na Cisjordânia, autorizando mais caminhões de carga na Faixa de Gaza e permitindo que pescadores palestinos retomassem suas atividades. Entretanto, o governo do primeiro-ministro Ariel Sharon decidiu que os palestinos continuarão, como nos últimos seis meses de confrontos, sem permissão para entrar em Israel.
Na cidade de Hebron, na Cisjordânia, soldados israelenses lançaram uma granada de efeito moral no pátio de uma escola durante o recreio, ferindo levemente cinco crianças que foram tratadas por causa das queimaduras e do estado de choque. O Exército israelense alegou que as crianças estavam jogando pedras contra seus soldados.
Também ontem, o corpo de um palestino de 17 anos foi encontrado numa plantação de laranja nas proximidades da cidade cisjordaniana de Qalqiliya com um tiro na cabeça. Moradores disseram que o adolescente foi aparentemente atingido por tropas israelenses que dispersavam apedrejadores na área na noite de quarta-feira. O Exército afirmou que disparou apenas balas de aço revestidas de borracha no confronto.
Israel anunciou mais tarde ter prendido três integrantes do grupo Fatah, do líder palestino Yasser Arafat, que planejavam promover um atentado à bomba em Jerusalém. O gabinete de Sharon emitiu um comunicado afirmando que eles pertecem a um grupo liderado pelo comandante em Ramallah da Força 17, uma unidade especial da segurança pessoal de Arafat. Israel acusa oficiais de Arafat de oferecerem treinamento a células terroristas e não fazer nada para conter os ataques.
Entretanto, líderes palestinos de Jerusalém promoveram uma greve geral de um dia para prostestar contra restrições israelenses, que ainda impedem que a maioria dos palestinos entre na Cidade Santa.


