São Paulo - O Irã recusou ontem uma oferta da União Européia para interromper seu enriquecimento de urânio em troca de benefícios econômicos. O presidente Mahmoud Ahmadinejad disse que a oferta da UE era o mesmo que ''trocar chocolate por ouro'', e quer sugerir contraproposta.
O Irã, a exemplo da UE, ofereceu incentivos econômicos aos países do bloco para poder manter suas atividades de enriquecimento de urânio.
''Nós estamos preparados para oferecer vantagens econômicas à Europa em troca do reconhecimento de nosso direito (de enriquecer urânio)'', afirmou Hamid Reza Asefi, porta-voz do Ministério iraniano das Relações Exteriores.
''O mercado de 70 milhões de consumidores iranianos é um bom incentivo para a Europa'', acrescentou Asefi. Os países europeus têm acesso ao mercado iraniano, mas, nos anos recentes, o país se mostrou mais voltado para acordos comerciais com a Rússia e a China.
Antes de sugerir uma contraproposta, Ahmadinejad rejeitou a proposta da UE, que oferecia um pacote de benefícios em troca da suspensão do enriquecimento de urânio. O presidente iraniano disse que plano da UE era o mesmo que trocar ''ouro por chocolate''.
''Vocês pensam que estão lidando com uma criança de quatro anos, a quem podem oferecer chocolate em troca de ouro?'', questionou Ahmadinejad.
Ahmadinejad reiterou sua ameaça de deixar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) se continuar a pressão internacional para que o Irã deixe suas atividades com urânio.
Segundo Ahmadinejad, o Irã ''confiou'' na UE em 2003 e suspendeu suas atividades nucleares, como um gesto de comprometimento com as negociações, mas os europeus exigiram em seguida que o país suspendesse permanentemente o enriquecimento de urânio.
A reunião de líderes europeus que deveria acontecer ontem em Londres foi adiada para a próxima semana.

mockup