Sriharikota- A Índia lançou, ontem, com sucesso a primeira missão não tripulada à Lua, um fato histórico com o qual a potência asiática espera se igualar à China e Japão. O foguete indiano PSLV partiu às 06H22 local (22H52 Brasília, terça-feira), levando a bordo o satélite Chandrayaan-1, equipado com uma sonda lunar, do centro espacial Satish Dhawan de Sriharikota, uma península do sudeste da Índia, situada 90 km ao norte de Madras. ‘‘É um momento histórico. Começou nossa viagem à Lua’’, disse o presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), G. Madhavan Nair, em meio aos aplausos dos engenheiros.
  Dentro de duas semanas, o aparelho espacial, que transporta instrumentos científicos indianos, europeus e americanos, deve alcançar a órbita lunar a 385.000 km da Terra.
  A Chandrayaan-1 realizará uma série de experiências e observações ao redor e na Lua durante dois anos, incluindo estudos topográficos, a busca de água, minerais e substâncias químicas, após o pouso de uma sonda pintada com as cores da Índia.
  O gigante asiático, com ambições de superpotência, quer demonstrar que é um líder em termos de tecnologias espaciais, em meio a uma disputa com China e Japão.

mockup