A prefeitura da capital da Índia, Nova Déli, começou recentemente a pagar aposentadoria para os "hijras" - um grupo de eunucos, hermafroditas e transsexuais que canta e dança em cerimônias tradicionais e também está envolvido em prostituição e mendicância.

A administração do prefeito P.R. Sawhney decidiu pagar a eles mil rúpias por mês, o equivalente a menos de US$ 1 por dia.

"As condições dos hijras são deploráveis", afirmou o prefeito.

Só na capital, estima-se que existam cerca de 250 mil hijras, que não são considerados homens nem mulheres. São vistos como um terceiro sexo.

A nova aposentadoria equivale a menos de US$ 1 por dia

"Vira-latas levam uma vida melhor que a nossa", afirmou um hijra à BBC.

Na velhice, a situação piora, já que há poucas oportunidades de apresentar os tradicionais cantos e danças, e a prostituição deixa de ser uma opção.

Os hijras não são contemplados por qualquer benefício distribuído pelo governo central da Índia.

Até o momento, a aposentadoria da capital era paga apenas a idosos, deficientes e viúvas.

A esperança é que o valor pago pela prefeitura de Nova Déli, embora considerado baixo, possa reduzir as dificuldades financeiras desta sofrida parcela da população indiana. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


mockup