São Paulo - Um incêndio florestal que atinge a região de areias betuminosas do Canadá deve continuar avançando se não chover forte. A informação é do Corpo de Bombeiros. "A menos que haja uma precipitação de 100 mm, esperamos lutar contra o fogo em áreas florestais durante os próximos meses, o que não é incomum dada a magnitude dos incêndios", admitiu Chad Morrison, diretor do serviço de incêndios de Alberta.
O fogo, que começou no último domingo próximo à cidade de Fort McMurray, no nordeste do Estado de Alberta, se espalhou rapidamente de modo que os 88 mil habitantes mal tiveram tempo de sair da cidade, que teve grande parte incinerada. O total de pessoas fora de casa passa de 100 mil.
O fogo estaria seguindo para o sudeste, longe de Fort McMurray, em direção à província vizinha de Saskatchewan, segundo o oficial de bombeiro florestal Travis Fairweather. Embora houvesse comunidades próximas ao incêndio, elas não estariam no caminho do fogo, disse ele.
Um comunicado do governo de Alberta emitido na noite de sábado informava que o fogo havia consumido 200 mil hectares (500 mil acres) - área correspondente à Cidade do México - e continuaria a crescer. Mais de 500 bombeiros estariam em Fort McMurray e redondezas, juntamente com 15 helicópteros, 14 aviões cisternas e outros 88 itens do equipamento, informaram as autoridades.
Ventos de até 60 quilômetros por hora assopravam as chamas, porém não havia previsão de chuva. Durante sexta-feira e sábado, a polícia escoltou milhares de desabrigados que haviam sido forçados a seguir para o norte de Fort McMurray, retornando para a cidade em chamas para que possam ir para o sul para as principais cidades de Alberta. Na manhã de ontem, um porta-voz da Polícia Montada do Canadá informou que o processo havia sido concluído. De acordo com os oficiais, mesmo que o fogo tenha sido levado para fora de Fort McMurray, ainda seria muito perigoso entrar na cidade.
Milhares de desalojados acampam em cidades próximas, com poucas chances de retornarem em breve, mesmo com suas casas intactas. O fornecimento de gás da cidade foi interrompido, a rede de energia está danificada e a água está imprópria para beber.
O incêndio deve se tornar o desastre natural mais caro da história do Canadá. Um analista estima perdas que poderiam exceder 9 bilhões de dólares canadenses (cerca de R$ 24 bilhões).

mockup