Vaticano - O papa Bento 16 canonizou ontem, durante uma cerimônia solene celebrada na praça de São Pedro, em Roma, diante de milhares de peregrinos, quatro novos santos da Igreja Católica. Entre os novos santos está o bispo mexicano Rafael Guízar Valencia (1878-1938).
Valencia exerceu seu ministério durante a revolução mexicana e durante os anos de conflito aberto entre a Igreja Católica e as autoridades civis.
Esta foi a segunda cerimônia de canonização presidida por Bento 16, eleito papa em 19 de abril de 2005.
Outros três beatos foram canonizados: o sacerdote italiano Filippo Smaldone (1848-1923), a religiosa italiana Rosa Venerini (1656-1728) e a religiosa francesa Anne-Thérèse Guérin (1798-1858).
O bispo mexicano canonizado era tio-avô do polêmico padre Marcial Maciel Degollado, fundador da ultraconservadora Congregação dos Legionários de Cristo, acusado de abusos sexuais e a quem o Vaticano pediu este ano que não frequentasse atividades públicas.

mockup