Igreja boliviana diz que idéia é antecipar eleições
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de junho de 2005
France Presse 
La Paz - A Conferência Episcopal da Bolívia (CEB) destacou ontem que existe consenso entre os setores políticos e sociais sobre a antecipação das eleições gerais, visando superar a grave crise que abala o país. ''Esta é a opinião da maioria dos consultados, que querem eleições gerais antecipadas para poder encontrar um novo equilíbrio político e democrático que expresse a vontade dos cidadãos e facilite a governabilidade do país'', salientou a CEB em uma nota.
''Pedimos que o Congresso encontre soluções dentro das normas vigentes, levando também em conta o sentimento da população e o bem-estar da Nação''. A nota afirma que ''em nenhum momento a Conferência Episcopal Boliviana apoiou ou apóia qualquer nome específico'' no contexto da sucessão constitucional para substituir o presidente Carlos Mesa.
Hormando Vaca Diez, que preside o Senado, é o primeiro na linha de sucessão constitucional, seguido por Mario Cossío, titular da Câmara dos Deputados. As renúncias de Vaca Diez e Cossío entregariam a presidência da Bolívia ao presidente da Suprema Corte de Justiça, Eduardo Rodríguez, com competência para convocar eleições gerais antecipadas.
Os manifestantes que mantêm estradas bloqueadas em sete dos nove departamentos da Bolívia e ocupam as ruas de La Paz ameaçam radicalizar se o Congresso entregar a presidência a Vaca Diez.


