Tegucigalpa - O novo governo hondurenho se negou ontem a receber a delegação de alto nível da Organização dos Estados Americanos (OEA) que tenta negociar uma solução para a atual crise política no país. O grupo, que inclui os ministros das Relações Exteriores da Argentina, do México, do Canadá, da Costa Rica, da Jamaica e da República Dominicana, deveria chegar em Tegucigalpa, capital do país, na terça-feira.
O ministério das Relações Exteriores de Honduras informou que não irá receber a equipe de negociadores em razão da presença do secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, que teria sido induzido, e porque os países mais simpáticos a sua causa não estão representados na delegação. O comunicado, no entanto, diz que a visita poderia ser agendada novamente, contanto que a delegação não inclua o nome de Insulza.
Honduras foi suspensa da OEA após o golpe militar ocorrido em 28 de junho, quando o exército depôs o presidente Manuel Zelaya e o enviou para a vizinha Nicarágua. Os militares agora buscam um acordo que iria permitir o retorno de Zelaya ao poder, oferecia anistia política aos envolvidos no golpe e anteciparia as eleições. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

mockup