Homens-rãs continuaram trabalhando este final de semana no casco flexível do submarino nuclear russo ‘‘Kursk’’, na altura dos compartimentos 5, 7 e 8, para tentar trazer a nave à superfície. O submarino está a 108 metros de profundidade no Mar de Barents, informou a marinha russa.
Os mergulhadores tentam ‘‘abrir espaço’’ entre o casco superior flexível e o casco interno rígido, na altura dos compartimentos 5 e 7, segundo a mesma fonte.
Esses buracos, 26 no total, permitirão fixar cabos para levantar o submarino até a superfície, em setembro próximo, e rebocá-lo até um porto militar russo na península de Kola (extremo noroeste).
A nave, uma das jóias da marinha russa, naufragou em 12 de agosto do ano passado durante manobras da Frota do Norte no Mar de Barents, com 118 homens a bordo, por razões ainda desconhecidas.
Os trabalhos para levá-los à superfície começaram em 15 de julho passado, e deverão ser concluídos em meados de setembro.

mockup