A secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, afirmou hoje (16) que as forças do líder líbio Muamar Kadafi têm usado o estupro e a violência contra as mulheres como "armas de guerra". Hillary disse que os Estados Unidos estão "profundamente preocupados" por relatos de estupro em larga escala na Líbia.

A secretária de Estado dos EUA também manifestou preocupação com relatos de que governos de outros países do Oriente Médio e norte da África têm usado a violência sexual para punir manifestantes. "O estupro, a intimidação física, o assédio sexual e, até mesmo, os chamados ''testes de virgindade'' têm ocorrido em países de toda a região", expressou Hillary em nota à imprensa.

"As forças de segurança Kadafi e outros grupos da região estão tentando dividir o povo usando violência contra as mulheres e estupro como instrumentos de guerra, e os Estados Unidos condenam fortemente isso", acrescenta. As informações são da Associated Press.

mockup