Hillary admite culpa por expansão da violência
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de março de 2009
Folhapress 
São Paulo - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, admitiu ontem que os Estados Unidos são corres-ponsáveis pela expansão da violência ligada ao narcotráfico no México. Em sua primeira visita oficial ao país, Hillary criticou o insaciável apetite dos norte-americanos por drogas ilícitas.
Nossa insaciável demanda de drogas ilegais alimenta o tráfico, disse, antes de desembarcar ma capital mexicana, Cidade do México. Hillary foi recebida pela ministra das Relações Exteriores mexicana, Patricia Espinosa, com quem deverá se reunir para discutir temas de interesse bilateral, como a migração e a violência associada ao tráfico de drogas. Sua agenda inclui também um encontro com o presidente, Felipe Calderón.
Em suas declarações, a secretária de Estado enfatizou também a incapacidade demonstrada por autoridades norte-americanas para coibir o tráfico de armas enviadas ao México. Segundo ela, este é um dos principais fatores originários da onda de violência que atinge o país.
A secretária garantiu que serão feitas inspeções mais severas de carros e trens, através dos mais de 3.000 km de fronteira comum, e prometeu acelerar seus esforços para entregar ao México uma série de equipamentos, incluindo helicópteros, previstos na Iniciativa Mérida, o programa comum de combate ao narcotráfico adotado durante o governo de George W. Bush.
No ano passado, cerca de 6.300 pessoas foram assassinadas em crimes vinculados ao narcotráfico no México. No início da semana, o governo do país divulgou a lista dos criminosos mais procurados e prometeu recompensas de US$ 2 milhões por informações que levem a capturas.
Ontem, Washington anunciou um plano de US$ 700 milhões para apoiar as políticas de segurança de Calderón.


