Helicóptero com presidente do Irã faz `pouso difícil´
Agência estatal do país pede orações após incidente com aeronave. Mau tempo e a neblina dificultam operações de resgate
PUBLICAÇÃO
domingo, 19 de maio de 2024
Agência estatal do país pede orações após incidente com aeronave. Mau tempo e a neblina dificultam operações de resgate
Victor Lacombe - Folhapress
SÃO PAULO, SP - Um helicóptero no qual viajava o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, 63, passou por um incidente neste domingo (19) e precisou fazer um "pouso difícil", de acordo com o Ministério do Interior iraniano.
A mídia estatal do país disse que a aeronave havia sido encontrada e que foi feito contato com um dos passageiros, mas não deu mais detalhes —a afirmação, porém, foi negada pelo Crescente Vermelho, braço da Cruz Vermelha em países de maioria muçulmana.
O regime iraniano afirmou que equipes de resgate atuam na região, mas que o mau tempo e a neblina dificultam operações. Um repórter da mídia local disse que havia começado a chover no local de buscas, e a lama e o escuro complicam ainda mais os esforços. Até o fechamento da edição, as buscas ainda continuavam.
A televisão estatal afirmou que a aeronave caiu por conta de condições climáticas adversas, mas não confirmou se há mortos ou feridos.
Uma autoridade iraniana ouvida em condição de anonimato pela agência Reuters disse que o helicóptero caiu em terreno montanhoso quando Raisi voltava de uma visita à fronteira do Irã com o Azerbaijão.
Segundo a autoridade, as informações que chegam do local do incidente são "muito preocupantes", e as vidas de Raisi e do chanceler Hossein Amirabdollahian, que também estava no helicóptero, correm perigo.
"Dada a complexidade da região, estamos com problemas de comunicação, e esperamos que as equipes de resgate cheguem até o helicóptero e nos deem mais informações", disse o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, à televisão estatal. As Forças Armadas do Irã afirmaram que vão utilizar "todos os seus recursos" para auxiliar nas operações de busca.
Vários países se solidarizaram e ofereceram ajuda a Teerã, incluindo a Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Turquia e Rússia. A Comissão Europeia, órgão da UE, disse que ativou o seu serviço de mapeamento por satélite para auxiliar nas buscas pelo helicóptero de Raisi depois de um pedido do Irã, e a Turquia colocou à disposição um drone, um helicóptero, e uma equipe de resgate.
O incidente aconteceu próximo à cidade de Jolfa, a cerca de 600 quilômetros da capital, Teerã. A agência de notícias estatal Fars pediu que os iranianos rezem pelo presidente, e depois publicou imagens de pessoas orando pela saúde de Raisi em Mashhad, cidade natal do presidente e considerada sagrada para os muçulmanos xiitas, maioria no país persa.
Ebrahim Raisi, considerado um membro linha-dura da República Islâmica, foi eleito presidente em 2021 com mais de 60% dos votos, derrotando o moderado Hassan Rouhani, que buscava a reeleição. Em 2017, havia se candidato a presidente pela primeira vez, perdendo para Rouhani.