O líder político da guerrilha albanesa, Alí Ahmeti, recusa uma divisão da Macedônia e prega uma ‘‘solução federal ao estilo europeu’’ para resolver o conflito, que opõe eslavos e albaneses. Numa entrevista, publicada ontem no jornal francês Le Figaro, Ahmeti afirma que dividir a Macedônia nunca esteve entre as exigências políticas da guerrilha. ‘‘Pelo contrário, insistimos para que se respeite a integridade da Macedônia nas suas fronteiras. Nossas exigências são as de todos os povos da Europa. O modelo (federal) que defendemos é totalmente europeu. É o da Suíça ou o da Bélgica’’, explicou.
Em nome do Exército de Libertação Nacional, Ahmeti assinou com o governo macedônio um cessar-fogo afirmando: ‘‘Faremos todo o possível para que seja respeitado e crie condições para um autêntico diálogo político.’’
Ele lembrou que a guerrilha exige desde o início a organização de uma conferência internacional sobre a Macedônia, para que as duas partes exponham seus problemas e discutam as soluções possíveis.
‘‘Ainda não estamos seguros de que a comunidade internacional vá aceitar tal conferência, com representação da guerrilha’’, lamentou.
PressãoOs enviados internacionais pressionaram ontem as facções políticas em litígio a entrarem em acordo a respeito de um plano de paz que possa pôr um fim à insurgência dos albaneses étnicos na Macedônia, mas os participantes nas conversações admitiram que ainda é grande a distância entre as posições rivais, o que dificulta o acordo.

mockup