Guerrilha ataca americanos em Samarra
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de julho de 2004
France Presse 
Samarra, Iraque - Dois iraquianos morreram e outros sete ficaram feridos na noite de ontem em confrontos entre a guerrilha e as forças americanas em Samarra, informou o hospital desta cidade, localizada 125 km ao norte de Bagdá.
''Recebemos dois mortos e sete feridos, entre eles uma criança'', informou Sabri Abdelhamid, médico do principal hospital de Samarra. Segundo um comunicado militar americano, soldados em um posto de observação no norte de Samarra foram atacados às 19h30 local (12h30 Brasília) com tiros de morteiro e disparos de armas automáticas procedentes de uma casa e de uma mesquita.
''Dois tanques que protegiam o posto de observação atiraram contra a casa e a destruíram. Aparelhos aéreos de observação chegaram para apoiar as tropas terrestres, com o objetivo de localizar as forças inimigas''.
O Exército afirmou ter pedido ''apoio aéreo'' às 21h30 local (14h30) e acrescentou que os combates continuavam mais de três horas depois. Segundo um correspondente da AFP, diversas explosões ocorreram na periferia norte da cidade às 19h local (12h).
Após as explosões, as mesquitas pediram sangue à população.
Sequestrado - Um dia após as Filipinas completarem a retirada de suas tropas do Iraque, o caminhoneiro filipino Angelo de la Cruz, 46, sequestrado no começo do mês por rebeldes, foi libertado no Iraque, informou um porta-voz do partido Congresso Nacional Iraquiano (INC, na sigla em inglês).
De la Cruz foi entregue na manhã de ontem à Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, em Bagdá.
De acordo com a presidente filipina Gloria Arroyo, ele está saudável e passa bem. ''Foi um tempo de teste e um tempo de triunfo'', disse Arroyo sobre as negociações para a libertação do refém.


