Gregos protestam contra Clinton
Associated Press
De Atenas
A polícia entrou em choque ontem com centenas de manifestantes anti-Estados Unidos nas ruas de Atenas. Os manifestantes atearam fogo em dezenas de lojas depois que foi confirmada a proibição de promoverem uma passeata até a Embaixada dos EUA para protestar contra a visita do presidente americano, Bill Clinton.
Lojas e bancos foram incendiados no centro de Atenas, a poucos quarteirões de onde Clinton deveria participar de um jantar no palácio presidencial.
Tropas de choque atiraram dezenas de bombas de gás lacrimogêneo contra autoproclamados anarquistas, que levantaram barricadas em avenidas. A violência eclodiu no momento em que o avião de Clinton aterrissou no aeroporto internacional de Atenas.
Mais de 60 lojas e bancos foram danificados. Manequins descobertos estavam espalhados pelas ruas enquanto soavam os alarmes depois de os manifestantes quebrarem janelas de lojas e jogarem coquetéis Molotov dentro delas.
Os manifestantes provocavam incêndios enquanto corriam de rua em rua e de quarteirão em quarteirão, ao mesmo tempo que espectadores ficavam sufocados em nuvens de fumaça e gás lacrimogêneo.
Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas e mais de 20 foram detidas pela polícia. Trinta e cinco caminhões do corpo de bombeiros e mais de 150 homens da corporação tentavam conter os focos de incêndio.
Membros do Partido Comunista Grego, organizador do protesto ao lado de outras duas organizações esquerdistas, pediram a seus partidários que voltassem para suas casas.
Eles culparam o governo por permitir que apenas um pequeno grupo de pessoas tivesse acesso a Syndagma e acusaram a polícia de não cumprir seu papel.
Inicialmente, mais de 10.000 pessoas se reuniram para um protesto anti-EUA em Syndagma, pouco antes da chegada de Clinton.
O ministro da Ordem Pública, Michalis Chrisochoidis, disse a Aleka Papariga, líder do Partido Comunista Grego, disse a um grupo de deputados que os manifestantes não teriam permissão para ultrapassar o cordão. A declaração foi feita após a suprema corte administrativa da Grécia, o Conselho de Estado, adiar uma contestação legal feita por manifestantes para que as restrições à passeata fossem consideradas ilegais.
Mas anarquistas que aderiram a uma de outras duas manifestações próximas reuniram-se ao protesto principal e responderam ao gás lacrimogêneo com bombas de gasolina.
Mais de quatro mil manifestantes cantando Clinton, fascista, assassino queimaram bandeiras norte-americanas em frente ao Consulado dos Estados Unidos na cidade portuária de Thessaloniki, no norte do país. Eles partiram pacificamente. Clinton permanecerá menos de um dia em Atenas.





