Gordura provocou incêndio em Assunção
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de agosto de 2004
France Presse 
Assunção - O calor produzido pela fritura de carne na cozinha causou a combustão das gorduras e do carvão acumulados em uma chaminé, o que provocou o incêndio que devastou um hipermercado de Assunção, matando 380 pessoas, revela o relatório preliminar da Promotoria-Geral paraguaia divulgado ontem.
O texto assinado pelos promotores Edgar Sanchez e Teresa Sosa revelou que as altas temperaturas concentradas na parte superior do edifício provocaram uma combustão lenta do material isolante que o cobria, enquanto a queda de um teto de gesso propiciou a entrada do oxigênio que causou a propagação do fogo.
''A gordura e o carvão queimados causaram temperaturas e gases que afetaram a chaminé, transferindo o calor ao material isolante do teto'', segundo o informe divulgado por Sanchez durante uma entrevista coletiva à imprensa.
O promotor explicou que o material queimou lentamente por causa do aumento da produção de gases quentes, que foram se acumulando e provocando a queda progressiva do teto rebaixado de gesso, o que facilitou por sua vez a entrada de oxigênio que alimentou o processo de combustão.
A partir deste momento, as chamas se propagaram muito rapidamente por todo o estabelecimento, onde se encontravam cerca de 700 pessoas, e se alastraram até o estacionamento, provocando a explosão de vários veículos.
Enquanto se alastravam o gás e o fogo, o compressor e as canalizações de uma geladeira, aerossóis e produtos diversos explodiram sucessivamente, fazendo acreditar na detonação de vários artefatos explosivos.


