Papa escolherá um substituto para antigo cargo
Cidade do Vaticano - O Papa Bento XVI, outrora cardeal alemão Joseph Ratzinger, escolherá o responsável pela influente Congregação para a Doutrina da Fé, herdeira do Santo Ofício, que atuou na época da Inquisição, afirmaram ontem fontes do Vaticano. Segundo o cardeal italiano Tarcisio Bertone, 70 anos, arcebispo de Gênova e colaborador do cardeal Ratzinger por muitos anos, o Papa já escolheu a pessoa que deverá defender os dogmas da Igreja Católica. Essa é a primeira mudança importante dentro da estrutura de governo da Santa Sé. Bento XVI, eleito em 19 de abril, manteve nos cargos todos os membros da Cúria Romana.(France Presse)

Cargueiro do Brasil bate em barco africano
São Paulo- O cargueiro brasileiro Ouro do Brasil se chocou na noite do último domingo com o barco de pesca Lindsay e 14 dos 16 tripulantes da pequena embarcação estão desaparecidos, informou ontem o jornal africano ''The Star''. O acidente aconteceu a 37 quilômetros da cidade de Port Elizabeth, na África do Sul. Só o capitão e um dos 15 homens da tripulação do barco sul-africano puderam ser salvos, e a busca aérea a marítima prosseguiu até às 10h (5h de Brasília). Segundo o jornal, ''não há esperanças'' de que outros sobreviventes sejam encontrados.
O Lindsay tem 30 metros e o cargueiro brasileiro é cerca de seis vezes maior que o barco de pesca, informou o ''Star''. Cerca de 20 segundos depois do impacto, o Lindsay começou a naufragar. ''A diferença de tamanho entre as duas embarcações é tremenda. A tripulação brasileira dificilmente iria sentir o impacto'', afirmou Ian Gray, comandante do instituto africano em Port Elizabeth. (Folhapress)

Príncipe Harry trapaceou, diz professora
Londres - O príncipe Harry foi ajudado por um professor num exame de artes do ensino médio, disse ontem sua antiga professora de desenho no tradicional Eton College, Sarah Forsyth. A professora, que apresentou um recurso judicial contra a instituição de ensino por demissão sem justa causa, disse a um tribunal que o chefe do departamento de artes da escola tinha o hábito de terminar os trabalhos dos alunos e que teria adiantado um trabalho de artes de Harry na ausência do jovem.
Forsyth admitiu ter redigido no ano passado a quase totalidade do texto que acompanhava um ''projeto de Harry'', que foi submetido a examinadores alheios à escola. Em uma audiência anterior, a professora disse ter sido forçada pela direção do colégio a ajudar o príncipe. ''Acho que me pediram isto porque Harry era um aluno fraco. Eu estava preocupada porque isto é algo contrário à ética e provavelmente era uma trapaça'', afirmou. A direção do colégio negou as acusações e garantiu que Forsyth foi demitida porque seu nível de ensino não era suficientemente bom.(France Presse)

Argentinos criticam Brasil
Brasília - Empresários argentinos criticaram a política comercial do Brasil ontem, evidenciando o clima tenso da relação bilateral por conta da reunião da noite de ontem entre o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o argentino, Néstor Kirchner, em Brasília. A poderosa e influente União Industrial Argentina (UIA) criticou ''a falta de vontade'' do Brasil para institucionalizar medidas que beneficiem o intercâmbio comercial no Mercosul, formado por esses dois países, o Paraguai e o Uruguai. ''Tem que haver uma vontade de mudança. Se continuar assim como está, o Mercosul não vai sobreviver'', afirmou o presidente eleito da UIA, Héctor Méndez, que participou de um encontro empresarial paralelo à Cúpula Sul-Americana-países árabes.
A Argentina pede, desde 2004, a adoção de salvaguardas no bloco sul-americano para garantir uma proteção automática de sua indústria caso haja um forte desequilíbrio comercial em favor do Brasil. ''Até agora não tivemos resposta'', lamentou o vice-presidente da UIA, José Ignacio de Mendigure, reforçando a manifestação de mal-estar expressa há alguns dias pelo chanceler argentino, Rafael Bielsa, em Buenos Aires. (France Presse)

Terremoto provoca pânico na Indonésia
Banda Aceh - Um terremoto de 5,5 graus na escala Richter provocou pânico na manhã de ontem na província indonésia de Banda Aceh. O tremor foi registrado às 8h30 (22h30 de Brasília, domingo), desencadeando a fuga dos moradores de suas residências. O epicentro do terremoto submarino foi localizado 153 km ao oeste de Banda Aceh, segundo a agência de sismologia. As primeiras informações não registravam vítimas.
Os habitantes da região continuam traumatizados com o terremoto de 9,3 graus na escala Richter de 26 de dezembro, que provocou um maremoto devastador e deixou mais 165.000 mortos na província de Aceh. A ilha de Sumatra, ao norte da qual fica província de Aceh, vive uma intensa atividade sísmica, com tremores cotidianos, mais de quatro meses depois do terremoto. (France Presse)

mockup