Ex-mulher de Michael Jackson irá à Corte
Santa Maria - O juiz do processo contra Michael Jackson por abuso sexual de um menor decidiu ontem que a ex-mulher do cantor, Debbie Rowe, deverá se apresentar à Corte de Santa Maria (Califórnia, oeste), onde ela poderá fazer declarações explosivas contra o astro.

''Vou admitir o depoimento (de Rowe) no caso'', declarou o magistrado Rodney Melville, após um intenso debate entre os advogados de defesa e a acusação na Corte de Santa Maria. A decisão foi recebida como um ponto a favor da acusação, que esta semana conclui a apresentação de provas contra o cantor.



Tsunami: Clinton será porta voz de Annan
Nova York - O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, disse ontem que o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o escolheu como enviado especial para a reconstrução da Ásia pós-tsunami para assinalar a culpa das nações que prometeram dinheiro e ainda não pagaram. ''Ele pensou que eu posso denunciar a culpa melhor do que minhas outros colegas'', disse Clinton numa entrevista à imprensa, incentivando a indústria privada a ajudar na reconstrução das nações atingidas.

Até o momento só foram arrecadados 2 bilhões de dólares, dos quase 6,7 bilhões prometidos.




Formação do governo iraquiano é adiada
Bagdá - No dia seguinte a um fim de semana sangrento, a formação do governo iraquiano foi novamente adiada ontem, despertando a impaciência das autoridades americanas que exortam os dirigentes iraquianos a chegar a um acordo.

A secretária de Estado Condoleezza Rice e o vice-presidente Dick Cheney pediram aos líderes xiitas e curdos que cheguem a um acordo sobre a formação do novo governo iraquiano, informou ontem um alto representante do departamento de Estado americano.



Hubble registra cerca de 700 mil imagens
São Paulo - Nos 15 anos em que o telescópio Hubble está em órbita, ele já registrou cerca de 700 mil imagens do universo. Essas fotos, afirma a Nasa (agência espacial norte-americana) em um artigo sobre os 15 anos de atividade do telescópio, já assustaram, impressionaram e confundiram os astrônomos e também o público em geral.

Para celebrar essa década e meia, a Nasa divulgou novas imagens da Nebulosa da Águia e da galáxia espiral M51, conhecida como galáxia Whirlpool. Essas imagens foram feitas pela mais nova câmera do Hubble, a ACS (Advanced Camera for Surveys). A nave Discovery colocou o telescópio em órbita no dia 25 de abril de 1990, iniciando uma nova era da astronomia.





EUA: Colégio multado por abuso sexual
Boston - Um tradicional colégio dos Estados Unidos, que teve Franklin D. Roosevelt entre seus alunos, se declarou culpado ontem por não denunciar a reclamação de um estudante que foi vítima de abuso sexual.

Além da declaração de culpa, uma multa de 1.250 dólares foi aplicada aos conselheiros do Groton School, em Groton, Massachusetts, que conseguiu evitar a instauração de um processo judicial.



Vários feridos e 13 detidos na Nicarágua
Manágua - A capital nicaraguense viveu ontem um dia de protestos violentos protagonizados principalmente por estudantes contrários ao aumento do preços nas passagens dos ônibus urbanos.

Segundo fontes policiais e estudantis, os confrontos entre manifestantes e policiais provocaram um número indeterminado de feridos por pedras, balas de borracha ou gás lacrimogêneo. Pelo menos 13 pessoas foram presas.




República Tcheca tem novo primeiro-ministro
Praga - O primeiro-ministro social-democrata da República Tcheca, Stanislav Gross, desacreditado por um escândalo sobre sua fortuna pessoal, apresentou ontem sua renúncia ao presidente Vaclav Klaus, que nomeou para o cargo Jiri Parubek, anunciou um porta-voz da presidência.

A saída de Stanislav Gross, de 35 anos, deverá pôr fim a uma crise governamental que dura cerca de três meses.

(Das Agências)

mockup