Gadafi se reúne com Mubarak para discutir acordo de paz
PUBLICAÇÃO
domingo, 21 de julho de 2002
Agência Efe
Cairo - O líder líbio Muamar Gadafi se reuniu ontem no Cairo com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, para tratar, entre outras questões, do acordo alcançado no último sábado entre o Governo sudanês e os rebeldes do sul do país para acabar com a guerra civil que assola o país há 19 anos.
Gadafi chegou na tarde de ontem e foi convidado por Mubarak a assistir hoje aos atos públicos que serão realizados no Cairo, por ocasião do 50º aniversário da Revolução dos Oficiais Livres que, encabeçada por Gamal Abdel Nasser, em 23 de julho de 1952, acabou com o regime monárquico egípcio.
A visita do governante líbio se dá um dia depois de o Governo de Cartum e os rebeldes do Exército Popular para a Libertação do Sudão (EPLS) alcançarem um acordo inicial para pôr um fim à guerra civil, que já custou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em pouco menos de duas décadas.
O acordo, conseguido após cinco semanas de negociações no Quênia, prevê a realização, depois de um período transitório de seis anos, de um referendo de autodeterminação no sul, onde a maioria da população é cristã e animista, sobre a independência dessa região do norte muçulmano.
Também contempla a não aplicação da ''sharia'' ou lei islâmica no sul do país, onde os sucessivos governos de Cartum, todos eles muçulmanos, tentavam há mais de duas décadas impor a norma religiosa a cristãos e animistas.
Egito e Líbia, vizinhos do Sudão e mediadores no conflito, são contra a independência do sul desse país africano e apresentaram uma proposta para a reconciliação sudanesa que contempla a manutenção de sua integridade territorial.
