O furacão Bonnie atingiu ontem o sul de Wilmington, no Estado da Carolina do Norte, deixando sem eletricidade 160.000 pessoas, ao mesmo tempo em que as autoridades temiam que o avanço lento da tormenta causasse ainda maiores danos.
‘‘Não se move muito rapidamente, o que nos faz temer que permaneça aqui por mais tempo, causando mais destruições’’, disse por telefone à AFP Jim Jones, porta-voz do centro de operações de emergência.
O furacão caminhava a 16 km por hora, depois de atingir a terra em Cape Fear, 32 km ao sul de Wilmington às 3 horas da tarde, disse Jones.
Os trabalhos de resgate e reconstrução não poderão começar antes que a região fique livre do fenômeno, explicou. ‘‘Não podemos fazer nada enquanto estiver aqui’’, acrescentou Jones.
As autoridades estavam preocupadas com as doze pessoas que ou decidiram enfrentar o furacão ou perderam o ferry de evacuação e se protegeram em um farol do cabo da ilha Baldhead, segundo Jones.
Em várias regiões da cidade, os telefones e a eletricidade já haviam sido cortados às 16 horas locais.
As autoridades decidiram impor toque de recolher durante a noite. O centro estava fechado à circulação. Grande parte da população (60.000 habitantes), correu para os abrigos.
As entradas em torno estão cheias de árvores caídas e cartazes publicitários destruídos; os sinais de trânsito não funcionam.
Segundo Jones, há 250.000 pessoas nos abrigos localizados em todo o leste do Estado.France PressePrevençãoMorador de área ameaçada reforça a casa para reduzir os prejuízosFrance Presse

mockup