Fujimori substitui os sequestrados
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de janeiro de 1997
Reuter 
LIMA - Vários altos comandantes da polícia peruana e o chefe do Supremo Tribunal, Moisés Pantoja - que estão entre os 74 reféns dos sequestradores do Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA) na residência do embaixador japonês em Lima -, foram substituídos por outros funcionários, informaram quarta-feira os principais jornais peruanos. A substituição dos chefes da polícia - que nas circunstâncias atuais só pode ser feita pelo presidente Alberto Fujimori - não foi anunciada oficialmente pelo governo e há dúvidas se ela é temporária ou definitiva. Pantoja, cujo atual mandato na presidência do tribunal terminou no dia 31, não voltará ao cargo.
Na lista de ocupantes de cargos policiais para 1997, apresentada como oficial pelo jornal Expreso, não consta o nome de nenhum dos chefes sequestrados pelo MRTA. Outros jornais afirmam que os nomeados assumirão os postos em caráter interino. Uma fonte policial, que pediu para não ter seu nome revelado, afirmou que esta é a época do ano na qual, normalmente, ocorrem mudanças no comando da força.
Acredita-se também que a destituição de importantes funcionários e oficiais que estão sob poder dos sequestradores diminua o poder de pressão dos guerrilheiros que tentam negociar com o governo Fujimori. Há especulações ainda de que a destituição seria uma represália de Fujimori pelo fato de esses dirigentes terem sido pegos desprevenidos pelos guerrilheiros, sem guardas-costas e proteção adequada na noite da festa na embaixada.
O chefe da polícia antiterror, general Máximo Rivera, foi substituído por Marcelo Nakamura Sakamoto - também general, que realizava trabalhos de inteligência para a Direção Nacional Antidrogas.
Outro refém, Guillermo Bobbio, foi substituído por Arturo Máquina na chefia do Conselho de Segurança do Estado. A presidência do Supremo Tribunal é ocupada desde o dia 1º por Víctor Raúl de Castillo. Ocupantes de outros postos-chaves da segurança peruana, que não estão entre os sequestrados, também foram substituídos.


