LIMA - Grupos de defesa dos Direitos Humanos poderão apresentar uma denúncia penal contra o ex-presidente peruano Alberto Fujimori nos tribunais de Tóquio por crimes de lesa humanidade se antes de julho o Japão não o extraditar para o Peru, informou a Coordenadoria Nacional de Direitos Humanos (Conadeh).
A demanda estará respaldada na Rede Japonesa pelo Julgamento de Fujimori, que realiza no Japão uma intensa campanha em favor da extradição do ex-presidente do Peru que governou o país entre 1990 e 2000, disse Francisco Soberón, representante da Coordenadoria.
A Rede Japonesa é integrada pela Anistia Internacional-Seção Japão, a Peace Boat Peru 2001, a Rede de Solidariedade pela Democratização do Peru e o Grupo Kansai.
Estes grupos japoneses estão colaborando com o Conadeh na elaboração da denúncia que deverá ser apresentada em idioma japonês.
Fujimori será acusado de ser o responsável por duas matanças nas quais 25 pessoas foram assassinadas a sangue frio em 1991 e 1992, perpetradas pelo grupo paramilitar Colina.
Ambos os crimes são considerados de lesa humanidade e podem ser julgados na jurisdição internacional, disse Soberón.

mockup