Francês leva o Nobel de Literatura
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 09 de outubro de 2008
France Presse 
Estocolmo - O escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio recebeu ontem o Prêmio Nobel de Literatura por sua obra marcada pela paixão por viagens, o exílio e a nostalgia dos mundos primitivos. A Academia sueca se decidiu por Le Clézio por ele ser um escritor da ruptura, da aventura poética e do êxtase sensual. É um explorador da humanidade além e por baixo da civilização reinante, segundo afirma o texto oficial.
O nome de Le Clézio figurava entre os favoritos ao prêmio havia muitos anos nos círculos literários suecos e, em 2008, foi citado com insistência como possível laureado. Em junho passado, recebeu o prêmio literário sueco Stig Dagerman, que lhe será entregue em 25 de outubro, em Estocolmo.
Nascido em 13 de abril de 1940 em Nice, sul da França, em uma família bretã, Jean Marie Le Clézio é considerado um dos mestres da literatura de língua francesa contemporânea, com um texto clássico e aparentemente simples, mas extremamente refinado.
Já em sua estréia como autor, recebeu em 1963, com apenas 23 anos, o Prêmio Renaudot por sua obra Le procès-verbal (O processo verbal, em tradução livre). O deserto, A quarentena, Peixe dourado e O Africano, foram publicados no Brasil.
Em sua obra, Le Clézio fala de suas viagens e das distintas culturas pelas quais se apaixonou na América Latina, África e Oceania.
Influenciado no início de sua carreira pelo movimento do nouveau roman, Le Clézio evoluiu para uma literatura mais espiritual, na qual, geralmente, aparece o tema do paraíso perdido.


