São Pau­lo- ­Dois pro­jé­teis de mor­tei­ro atin­gi­ram on­tem a Zo­na Ver­de, o se­tor ­mais bem pro­te­gi­do da ca­pi­tal ira­quia­na, Bag­dá, on­de fi­ca a se­de do go­ver­no e a em­bai­xa­da dos Es­ta­dos Uni­dos. O ata­que ocor­reu ho­ras de­pois do iní­cio de uma vi­si­ta-sur­pre­sa do vi­ce-pre­si­den­te ame­ri­ca­no, Joe Bi­den.
O Mi­nis­té­rio do In­te­rior do Ira­que con­fir­mou o ata­que, mas não sou­be pre­ci­sar se hou­ve ví­ti­mas.
  Não há in­for­ma­ção so­bre a lo­ca­li­za­ção de Bi­den no mo­men­to do ata­que.
  Bi­den che­gou ao Ira­que on­tem em uma vi­si­ta-sur­pre­sa pa­ra man­ter a pres­são ame­ri­ca­na so­bre os lí­de­res ira­quia­nos pa­ra que se com­pro­me­tam com so­lu­ção po­lí­ti­ca a as­sun­tos co­mo se­gu­ran­ça e com­ba­te ao ter­ro­ris­mo a me­di­da em que as tro­pas es­tran­gei­ras dei­xam o ­país.
  Es­ta foi a se­gun­da via­gem de Bi­den ao Ira­que em ­três me­ses e a ter­cei­ra so­men­te nes­te ano.
  A vi­si­ta foi con­si­de­ra­da um si­nal da preo­cu­pa­ção do go­ver­no de Ba­rack Oba­ma com as dis­pu­tas ét­ni­cas en­tre cur­dos, ára­bes, xii­tas e su­ni­tas pe­lo con­tro­le da ter­ra e do pe­tró­leo. Dis­pu­tas que são ali­men­ta­das, se­gun­do os EUa, pe­los gru­pos ra­di­cais com aten­ta­dos diá­rios e que po­dem aca­bar com os es­for­ços de im­ple­men­ta­ção de uma de­mo­cra­cia uni­tá­ria no ­país.

mockup