Fiéis vão a Jerusalém para a Páscoa
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de abril de 1998
Das agências 
France PressFéUma criança reza diante da imagem de Jesus crucificado, em Kiev. O mundo cristão se une na Semana SantaNo primeiro dia de um feriado religioso que marca a crucificação de Jesus, sua morte e ressurreição há dois mil anos em Jerusalém, fiéis convergiram de todas as partes para a cidade sagrada. Outros milhares de cristãos - pretencentes à igreja ortodoxa por toda a Europa do Leste e da Rússia - estavam se preparando para celebrar sua Páscoa na próxima semana.
Três feriados religiosos acontecem em Jerusalém - além dos cristãos, judeus celebram o Pessach, que marca a fuga do Egito, e muçulmanos oram no Eid al-Adha.
A Cidade Velha, com suas ruas estreitas, estava fortemente patrulhada por soldados israelenses, sob alerta contra ataques de extremistas muçulmanos em vingaça pela morte do especialista em bombas do Hamas, Muhyideen al-Sharif.
Na Via Dolorosa, onde as Estações da Cruz marcam os pontos significativos no caminho de Jesus para a crucificação, peregrinos de todo o mundo usavam a Bíblia para se guiarem pelos caminhos que Jesus percorreu.
A Igreja Católica de Cuba, vendo nas celebrações de Páscoa um teste quanto aos resultados da viagem do papa à ilha em janeiro, fez o que chamou de pedidos moderados para as celebrações do fim de semana.
O evento culminante dos quatro dias de cerimônias comandadas pelo Papa ocorrerá hoje, Domingo de Páscoa, quando ele celebra uma missa na Praça de São Pedro para comemorar a ressurreição de Cristo. João Paulo II vai proferir então seu discurso Urbi et orbi (para a cidade e o mundo) - que ele faz duas vezes ao ano - e então abençoar os fiéis de todo o mundo.
Atentado Desconhecidos lançaram sexta-feira à noite dois coquetéis molotov contra uma procissão da Semana Santa no povoado de Corella (Navarra, Norte da Espanha), sem causar feridos, informam ontem as autoridades locais.
Os explosivos foram lançados contra a procissão de uma casa abandonada, bateram na imagem da Virgem levada nos ombros pelos penitentes e caíram no chão, onde queimaram.


