Fidel aprova resgate do menino
O líder cubano Fidel Castro considera o reencontro do garoto Elián González com o pai, em Washington, ‘‘uma vitória’’ e a ‘‘trégua’’ com os Estados Unidos. ‘‘Não quero falar em vitória, porque os cubanos não devem se vangloriar desses resultados. Isso poderia dar argumentos à máfia de Miami’’, afirmou, referindo-se aos refugiados cubanos que vivem em Miami. ‘‘É um alívio que Elián tenha sido retirado do circo onde estava. Este menino vivia em um inferno.’’
O garoto Elián foi retirado sábado da casa de seus parentes, em Miami, onde se encontrava há cinco meses, por um efetivo policial do Serviço de Imigração e Naturalização, que o entregou ao pai, Juan Miguel González, que está em Washington. Fidel Castro lembrou também que é cedo para manifestações de alegria, porque ainda faltam alguns trâmites para que Elián, acompanhado do pai, volte definitivamente a Cuba.
Os ‘trâmites’ a que se refere Castro é o julgamento do recurso apresentado pelo tio-avô do garoto, Lázaro González, solicitando asilo a Elián. Esse recurso deve ser julgado dia 11 de maio, em Atlanta, mas Castro diz estar preparado para novos embates judiciais, uma vez que ‘‘a máfia’’ de Miami apóia Lázaro e ‘‘pode apresentar novos recursos, podem inventar coisas que adiem o regresso da família’’.
O presidente cubano elogiou a atuação de seu colega norte-americano, Bill Clinton, mas ressalvou que isso se deveu ao fato de ele ‘‘não ser candidato. Os aspirantes à Presidência dos Estados Unidos, todos, praticamente sem exceção, tinham uma péssima posição a respeito do regresso de Elián’’. Castro dedicou elogios também à opinião pública norte-americana: ‘‘Há dois momentos na história dos Estados Unidos em que a população teve papel definitivo: na guerra do Vietnã e neste episódio’’.
Protestos Cerca de 260 manifestantes permaneciam detidos na manhã de ontem em Miami, após os protestos contra a operação de agentes federais que retiraram Elián da casa do tio-avô. Os conflitos de rua deixaram quatro feridos entre as forças policiais e dezenas entre os manifestantes, segundo a CNN. Onze pessoas foram internadas num hospital de Miami com ferimentos leves. Houve também protestos em Union City New Jersey, outro bairro cubano. E em Washington, dezenas de pessoas protestaram diante do Departamento de Justiça.

mockup