A festa pelo que a então oposição peruana chamava de ‘‘fim da ditadura de Fujimori’’ restringiu-se às galerias do Congresso peruano na noite de terça-feira. Os manifestantes que se concentravam nas ruas do centro de Lima – principalmente na Praça San Martín e na Praça Mayor, diante do palácio do governo – marcando as fases mais agudas da prolongada crise peruana, não compareceram a nenhuma celebração.
Não houve queima de fogos de artifício nem buzinaços.
Para muitos, foi o anticlímax.
‘‘O fato de Fujimori ter feito seu anúncio no Japão e a forma melancólica com a qual pôs fim ao seu governo esvaziaram qualquer ato de comemoração’’, disse, sob a condição de não ter seu nome divulgado, um congressita do partido Peru Possível, de oposição ao presidente destituído.
‘‘Ainda estamos todos muito envergonhados pela fuga de Fujimori, um ato que atinge a auto-estima dos peruanos e nos apresenta para o mundo como uma república de bananas.’’
Já a congressista Dóris Sánchez, também do Peru Possível, tinha uma explicação diferente para a relativa apatia com a qual a população de Lima recebeu a formalização da destituição de Fujimori. ‘‘Já é muito tarde (eram quase 23 horas em Lima, quando a votação terminou) e as pessoas têm de trabalhar cedo amanhã (ontem), seja quem for o presidente do país’’, declarou. ‘‘Acho que o povo peruano deu um exemplo de comportamento cívico ao longo de todo esse processo que resultou no fim de um regime autoritário e ditatorial’’, prosseguiu. ‘‘Foi uma recuperação fantástica de sua capacidade de mobilização depois de dez anos de repressão e autoristarismo.’’
Outro fator apontado como responsável pelo desânimo dos peruanos tem sido a falta de conhecimento do paradeiro do pivô da crise, o ex-assessor de inteligência Vladimiro Montesinos – acusado de corrupção e enriquecimento ilícito, entre outros delitos. Boatos segundo os quais ele teria sido morto, que circularam durante todo o dia, começavam a perder a força, enquanto se intensificavam os rumores de que ele teria fugido para a Bolívia. (Roberto Lameirinhas, A.E.)

mockup