Londres - A família de Jean Charles de Menezes, que morreu com vários tiros disparados pela Polícia antiterrorismo de Londres, chegou ao Reino Unido ontem pedindo justiça e punição para os agentes responsáveis pela morte do brasileiro.
Os pais do eletricista de 27 anos desembarcaram em Londres, no aeroporto de Heathrow, acompanhados por seu irmão, Giovani, da esposa dele e de três filhos pequenos. A mãe de Jean, Maria Otone de Menezes, frisou para os repórteres no local: ''Nós estamos aqui procurando justiça''.
Falando por intermédio de um intérprete, ela continuou: ''Quero que os responsáveis da Polícia sejam punidos''. A família foi escoltada através do aeroporto por um grupo de oficiais da Polícia Metropolitana da cidade. A força policial está pagando a ida e as despesas da família na capital britânica, onde eles devem receber as últimas informações sobre o inquérito da morte de Jean.
A família deve visitar Stockwell hoje e amanhã conversará com a Comissão Independente de Queixas contra a Polícia (IPCC), que investiga o incidente. Eles também devem se encontrar com o Comissário da Polícia Metropolitana, Ian Blair, principal oficial da entidade.
A família pediu a renúncia de Blair em agosto, depois do vazamento de detalhes de relatórios do inquérito do IPCC. Esta viagem acontece um mês depois de autoridades brasileiras visitarem Londres em uma missão de esclarecimento.

mockup