Gaza - O movimento radical palestino Jihad Islâmica anunciou ontem ter matado cinco soldados israelenses em um ataque a bomba contra o carro blindado em que viajavam em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza e, não muito distante dali, israelenses assassinaram cinco palestinos num bombardeio em Gaza.
Um dirigente da Jihad Islâmica, que preferiu manter o anonimato, garantiu à AFP que ativistas do movimento mataram ''pelo menos cinco soldados israelenses'' num ataque à cidade de Rafah e ''levaram o corpo quase inteiro de um soldado morto''.
A Jihad assumiu o ataque, ocorrido na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, argumentando em comunicado que era uma resposta aos ''atos sionistas diários contra o povo palestino em Rafah, no bairro de Al Zeitun e nas demais cidades ocupadas''.
Em Rafah, ativistas do movimento anunciaram por alto-falantes que ''todos os soldados que estavam no blindado morreram''. O ataque foi confirmado por militares israelenses.
Já o Exército israelense matou cinco palestinos ontem na Faixa de Gaza, durante uma operação no bairro Al Zeitun, onde morreram na véspera seis soldados israelenses num ataque, informaram fontes médicas palestinas.
Com esta vítima, o número de mortos desde o início da segunda Intifada no final de setembro de 2000 se eleva a 3.995, entre eles 3.014 palestinos e 911 israelenses. Treze palestinos morreram desde o início da incursão israelense em Al Zeitun na noite de segunda-feira.
O último ataque contra militares israelenses ocorreu pouco depois de a Jihad anunciar um acordo, não confirmado por Israel, de devolver ao Exército os restos mortais dos soldados que morreram em Al Zeitun desdeque os israelenses se retirassem desse bairro.

mockup