Explosão assusta diplomatas em Damasco
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 27 de abril de 2004
Agência Folha 
São Paulo - Uma explosão e vários disparos foram ouvidos ontem nas proximidades das casas dos embaixadores britânico e iraniano em Damasco (capital da Síria), segundo informações do Foreign Office (Departamento de Relações Exteriores) do Reino Unido.
Nenhum membro do corpo diplomático dos dois países ficou ferido, de acordo com a mesma fonte.
''Uma explosão e tiros ocorreram nas cercanias da rua Mezes, próxima às residências dos embaixadores do Reino Unido e do Irã'', segundo um porta voz do Foreign Office.
Outras informações dão conta que três explosões foram ouvidas no bairro de Mazza, na capital síria, uma delas em um moderno centro comercial, de acordo com testemunhas.
As explosões teriam ocorrido por volta das 20h (13h de Brasília) no bairro de Mazza, na entrada oeste de Damasco, onde ficam o edifício da ONU (Organização das Nações Unidas) e prédios de representações diplomáticas do Canadá, do Reino Unido, do Irã e da Arábia Saudita.
Sirenes de alerta foram disparadas durante cerca de meia hora na região. Segundo informações da Sana, agência oficial síria, as bombas seriam obra de um grupo terrorista - que não teve seu nome divulgado. Forças de segurança sírias já teriam controlado a situação.
A rede de TV Al Jazira, do Qatar, disse que um carro-bomba teria sido utilizado na ação e que os tiroteios continuavam em outras partes da cidade.
A Síria é considerada pelos EUA como um país que presta apoio a grupos terroristas como o Hamas e o Hizbollah. O governo sírio nega que esses grupos sejam terroristas.


