Europol alertou sobre possível ação da ETA
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 12 de março de 2004
France Presse 
Haia - A Europol, a organização européia da polícia, enfatizou em um recente relatório que Madri poderia ser cenário de uma espetacular ação da organização armada basca ETA. Em um informe confidencial dirigido no final de 2003 ao Conselho da União Européia, a Europol indicou que ''Madri poderá ser o cenário central de uma atividade terrorista no futuro''. ''Esta operação poderá implicar a colocação de vários artefatos explosivos e carros-bomba em pontos estratégicos da capital (metrô, vias expressas, centros comerciais, ruas importantes etc)'', indicou o informe.
Segundo o texto, os artefatos poderiam ser programados para explodir sucessivamente. ''A insistência observada recentemente nas operações em grande escala, cujo objetivo é criar uma comoção considerável no público e uma cobertura da imprensa internacional, também é de grande importância'', destaca o informe, que não precisa a natureza dessas operações.
O diretor da Europol, Juergen Storbbeck, que se encontrava em Roma na quinta-feira, considerou que não há nenhuma certeza sobre a autoria dos atentados, enfatizando que as autoridades não foram prevenidas das explosões, como habitualmente faz a ETA. A Europol é a organização intergovernamental das polícias criminais dos 15 países da União Européia, encarregada de promover o intercâmbio de informações entre as polícias nacionais.


