Europa recebeu 500 mil imigrantes e refugiados
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Folhapress 
São Paulo - Dados divulgados pelo Acnur (alto comissariado da ONU para refugiados) ontem indicam que mais de 500 mil imigrantes e refugiados atravessaram o mar Mediterrâneo em direção à Europa desde o início de 2015. É a primeira vez que os números divulgados pela agência somam mais de meio milhão de travessias desde o início do ano. No total, a Acnur diz que 514.193 imigrantes e refugiados chegaram ao continente por mar.
O ritmo dos desembarques no continente também vem crescendo - foram 161.255 em setembro (o órgão não revelou até que dia do mês os dados foram contabilizados) contra 130.837 no mês de agosto. Em setembro de 2014, o número de imigrantes e refugiados que entraram no continente foi de 33.944, quase cinco vezes menos do que no mesmo período deste ano.
O Acnur também contabiliza 2.980 pessoas mortas ou desaparecidas durante a travessia marítima em 2015, muitas vezes feita clandestinamente em botes impróprios para o alto mar.
A Grécia recebeu mais da metade do contingente de estrangeiros no ano, com 382.756 no total. O segundo principal destino foi a Itália, com 129 mil chegadas.
A Síria foi a origem de 54% dos refugiados e imigrantes que chegaram por mar ao continente. Afeganistão (13%) e Eritreia (7%) vêm em seguida na lista dos principais pontos de partida. Nigéria, Iraque e Paquistão são responsáveis por 3% dos viajantes cada um.


