Os países da União Européia estão dispostos a ratificar o Protocolo de Kyoto, sobre a redução de emissões de poluentes, com ou sem a participação dos Estados Unidos, afirmou ontem em Washington o ministro sueco do Meio Ambiente, Kjell Larssen.
‘‘Estamos dispostos a continuar sem os Estados Unidos. Nosso objetivo é ratificar o Protocolo de Kyoto em 2002’’, declarou Larssen.
O ministro integra uma delegação enviada pelos 15 países membros da UE para tentar convencer os Estados Unidos a não renunciar ao protocolo, depois do anúncio da semana passada do presidente George W. Bush de desistir do acordo assinado em 1997 por considerá-lo letra morta.
A delegação, composta pela Comissária Européia do Meio Ambiente, a sueca Margot Wallström e por um representante da Bélgica – país que sucederá a Suécia na presidência da UE no segundo semestre desse ano – se reuniu com chefes americanos, como Christine Todd Whitman, diretora da Agência Americana para a Proteção do Ambiente.
‘‘A União Européia transmitiu uma mensagem muito clara para a administração Bush, sobre sua vontade de continuar seus esforços sobre o plano internacional para combater as mudanças de clima com base no Protocolo de Kyoto’’, disse Larssen.
Segundo Malström, a UE continuará exercendo pressão sobre os Estados Unidos para que modifiquem sua posição. ‘‘Sem os Estados Unidos, será mais difícil e mais caro para o resto do mundo enfrentar o problema do efeito estufa’’, concluiu a comissária.
EstupidezO presidente do Conselho italiano, Giuliano Amato, considera ‘‘estúpido’’ que os Estados Unidos, ‘‘o país mais desenvolvido do mundo’’, não entendam a importância do protocolo de Kioto para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, conforme declaração feita ontem por ele em Florença.
‘‘A questão do respeito ao ambiente é um problema de população: não podemos permitir que as crianças do século XXI terminem como os dinossauros e seria estúpido se o país mais desenvolvido do mundo não entendesse isso’’, declarou Amato durante uma conferência sobre ‘‘Governar a globalização’’.

mockup