EUA reiteram cooperação após acordo ser vetado
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Folhapress 
São Paulo - Os Estados Unidos afirmaram ontem que aguardam as decisões do governo da Colômbia sobre como proceder em relação ao acordo militar entre os dois países, firmado no ano passado e suspenso na terça-feira pela Corte Constitucional colombiana. Washington assegurou que, enquanto isso, mantém a cooperação com Bogotá com base nos ''acordos preexistentes''.
A Corte Constitucional da Colômbia rejeitou o acordo, firmado em 2009 entre Washington e Bogotá, que autoriza as tropas americanas a operar em sete bases no território sul-americano. A Corte determinou que o tratado - que já era dado como certo pelo governo - viola a Constituição e deve passar pelo Congresso para aprovação.
A assinatura do acordo com Washington foi um dos principais estopins para a crise diplomática entre Colômbia e Venezuela. O porta-voz do Departamento de Estado americano para América Latina, Charles Luoma-Overstreet, disse que o governo do presidente Barack Obama está aguardando que o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se pronuncie sobre a decisão da Justiça colombiana para avaliar os próximos passos. ''Estamos esperando notícias do governo de Santos de seus planos sobre como proceder'', disse o porta-voz. Até lá, ''nossa estreita cooperação com a Colômbia continuará sob os acordos preexistentes.''
O Departamento de Estado reiterou novamente que o acordo entre os dois países ''busca assegurar uma cooperação bilateral efetiva com o objetivo de responder às preocupações de segurança, tais como o tráfico ilícito de drogas, grupos armados ilegais e o terrorismo''.
A via mais rápida para o governo é enviar o tratado para o Congresso, e depois voltar à Corte Constitucional para revisão. Também poderia aproveitar para renegociar o conteúdo com Washington, mas ainda assim teria que passar pelo Congresso colombiano.


