France PresseSofrimentoA criança iraquiana recebendo leite é um retrato vivo da dramática situação criada pelo embargoO embaixador norte-americano nas Nações Unidas, Bill Richardson, reiterou ontem a oposição categórica dos Estados Unidos a levantar agora as sanções contra Bagdá, apesar do progresso no controle do desarmamento iraquiano.
‘‘O Iraque dirige atualmente uma campanha para levantar as sanções do Conselho de Segurança (da ONU). Isto não se produzirᒒ, declarou Bill Richardson à rede de televisão CNN.
O diplomata norte-americano fez estas declarações às vésperas da reunião do Conselho de Segurança, prevista para hoje, e que vai decidir a renovação por seis meses do embargo contra o Iraque, imposto a Bagdá há quase oito anos.
O secretário norte-americano da Defesa, William Cohen, em entrevista ontem ao canal de TV Fox, destacou que a Comissão especial da ONU para o desarmamento iraquiano (UNSCOM) não havia encontrado ‘‘provas críveis’’ que permitissem apoiar as afirmações do presidente iraquiano, Saddam Hussein, segundo as quais Bagdá teria se desfeito de todas as suas armas biológicas e químicas.
Exigência iraquiana Autoridades iraquianas exigiram ontem das Nações Unidas que iniciem um debate sobre a suspensão do embargo que pesa sobre seu país, considerando ‘‘insuficiente’’ o projeto de resolução sugerido por Moscou, onde se declara que Bagdá não possui armas nucleares.
‘‘O projeto russo apresentado ao Conselho de Segurança com relação ao embargo não é suficiente, pois trata este ponto de maneira parcial’’, disse o Ministro de Cultura e Informação, Humam Abdel Jaleq Abdel Ghafur, à agência oficial iraquiana INA. O Iraque insiste na necessidade de se levantar o embargo, apontando inclusive a dramática situação social no país. O programa aprovado pelas Nações Unidas, da troca de petróleo por alimentos e remédios, é considerado insuficiente diante da realidade de miséria que, conforme as autoridades do Iraque, é um efeito, principalmente, das sanções da ONU, em vigor há 8 anos.
Moscou solicitou na última sexta-feira ao Conselho de Segurança que examine hoje as sanções impostas ao Iraque desde 1990 e declarou que este país não possui armas nucleares, o que seria um primeiro passo para o levantamento do embargo.
Para os observadores, é praticamente inevitável um choque entre os norte-americanos e russos na reunião de hoje do CS da ONU.

mockup