Washington - Os Estados Unidos indiciaram dois brasileiros pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang, informou o departamento de Justiça. Os dois acusados pelo crime cometido em 12 de fevereiro passado, Rayfran das Neves Sales, 28 anos, e Clodoaldo Carlos Batista, 30, também foram denunciados no Brasil pela morte e estão sob custódia das autoridades desde fevereiro.
''O grande júri federal do distrito de Columbia acusa os dois homens de conspiração para cometer homicídio fora do território americano; homicídio de uma cidadã americana fora dos Estados Unidos, e porte e uso de arma de fogo para cometer um crime violento'', afirmou o departamento de Justiça.
''O assassinato da irmã Stang foi uma perda trágica para o Brasil, para os Estados Unidos e para toda a humanidade. Não descansaremos até que todos os que participaram nesse crime brutal e covarde sejam punidos pela Justiça'', declarou o promotor americano Kenneth Wainstein, do distrito de Columbia (Washington, DC).
Stang, 74, pertencia à congregação americana de Notre Dame. Ativista da reforma agrária, ela viveu e trabalhou no Brasil por cerca de trinta anos. Morava há anos no Pará, onde desenvolvia suas atividades missionárias e de defesa das causas ambientais e dos trabalhadores sem-terra.
Defensora dos direitos humanos, lutava para ver implantado um projeto de desenvolvimento sustentável inédito em terras paraenses e lutava contra a violência fundiária e a grilagem de terras na região. Na manhã de 12 de fevereiro, a irmã Dorothy foi assassinada à queima-roupa por dois pistoleiros quando se dirigia a uma reunião do Projeto de Desenvolvimento Sustentável.

mockup